![]()
A TecMinho, em parceria com a Câmara Municipal de Esposende e o Cluster das Indústrias Culturais e Criativas, promoveu, no dia 11 de dezembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, a sessão “Finanças e Financiamento Sustentável para PME”, uma iniciativa dedicada a sensibilizar as pequenas e médias empresas para os desafios e oportunidades de integrar estratégias financeiras sustentáveis, essenciais para o alinhamento com os critérios ESG nas suas práticas de investimento e gestão.
O evento iniciou-se com as intervenções institucionais do Vereador da Câmara Municipal de Esposende com a área funcional da Indústria, Comércio e Serviços, Senhor Aurélio Neiva, e do Presidente da Direção da TecMinho, Professor Paulo Ramísio, que sublinharam a importância crescente das práticas de sustentabilidade no contexto económico atual e o papel das PME na transição para modelos de negócio mais responsáveis e competitivos.
A primeira intervenção temática foi conduzida por Helena Estrela da Silva, formadora e consultora especializada em sustentabilidade. Na apresentação “Finanças Duplamente Sustentáveis: do Conceito à Prática Empresarial”, a oradora apresentou os princípios das finanças duplamente sustentáveis, abordando os principais riscos e oportunidades ESG para as PME e a relevância de integrar estes fatores na análise de risco e no acesso a apoios de financiamento.
Seguiu-se a intervenção de Pedro Oliveira Almeida, Manager de Incentivos na BDO, que apresentou apoios e oportunidades de financiamento disponíveis para PME no domínio da sustentabilidade. Foram destacados os principais instrumentos públicos que promovem investimentos alinhados com a transição verde, reforçando a importância da preparação estratégica das empresas para captar estes recursos.
A encerrar a sessão, o Presidente da Direção da TecMinho, Professor Paulo Ramísio, destacou que esta é “a revolução mais disruptiva do nosso tempo”, sublinhando a urgência de acompanhar as mudanças, não apenas para proteger o ambiente, mas também as próprias empresas.
Esta iniciativa integrou mais uma ação do projeto Shift2DigitalGreen, financiado pelo COMPETE 2030 e pela União Europeia, que visa capacitar PME para estratégias de inovação, sustentabilidade e transição digital.